Os séruns de pestanas funcionam?…

Curiosa como sou, é claro que tinha de meter o “nariz” neste assunto!

Adoramos ter pestanas longas e negras! Almejamos um olhar “fatal”, mais aberto, os olhos menos descaídos.

Imaginem que as vossas pestanas cresceram tanto que a máscara de pestanas passa à história! 

 

Acabam-se os “olhos de panda”, a chatice de desmaquilhar os olhos, o acordar de manhã sem os resíduos que tão teimosamente insistem em ficar e deixar-nos com “aquele ar” (todas sabemos qual…).

Parece  fantasia? Não é! Existem realmente produtos que podem criar pestanas mais longas, exuberantes e sem rímel! Mas não deitem já a vossa máscara de pestanas fora!

Se tem as pestanas danificadas, procure por péptidos!

As pestanas, tal como o cabelo, são essencialmente compostos por proteínas (mais de 90%).

É aqui que os aminoácidos entram em jogo, pois são os “blocos de construção” da proteína – a sua base, com a capacidade de nutrir e reparar danos.

Razão pela qual, são um dos ingredientes principais em tantas fórmulas de seruns para pestanas.

Cuidado!

Muitas são as marcas que incluem os aminoácidos nas suas fórmulas, sob o nome de péptidos! O péptido é simplesmente uma cadeia de aminoácidos, cuja finalidade é a de nutrir, condicionar e fortalecer (entre outras coisas), as pestanas frágeis e quebradiças – sendo ideal para quem faz extensão de pestanas e tem a delicadeza de um camionista, e que não cuida das extensões como “manda o figurino” (grupo esse no qual eu me incluo), o que a acaba por as enfraquecer.

ATENÇÃO! Uso este termo apenas como forma de expressão da minha mui extremada delicadeza, e de modo algum pretendo denegrir ou rebaixar seja quem for.

Outro dos componentes que ajudam ao crescimento das pestanas naturais e cujo nome todas as mulheres já ouviram falar é o Colagénio.

Os seruns ajudam a repor o manto hidrolipídico?

Um bom equilíbrio entre água e lípidos é a chave para umas pestanas saudáveis, tal como na pele. Sem este equilíbrio, as pestanas tornam-se quebradiças e frágeis.

Além dos tratamentos existentes, existem alternativas para ajudar a criar a aparência de pestanas mais cheias e de aparência mais longa, tal como o tomar biotina e ter uma dieta saudável rica em vitamina B.

Agora… Chamemos-lhe o lado “B” dos seruns…

De acordo com a Dra. Michelle Calder-Cardwell da Urban Optiques Vision:

“Os seruns de crescimento para pestanas são usados em pacientes que sofrem de hipotricose ou pestanas muito finas. Amplamente utilizados por aqueles que querem melhorar as pestanas normais, têm a capacidade de criarem pestanas longas e exageradas. Parece fantástico?…

Não é bem assim. Uns funcionam, outros não. Muitos são simplesmente condicionadores que ajudam a impedir que as pestanas caiam e partam.

O único químico aprovado para fazer crescer as pestanas além do seu normal, é um químico  chamado bimatoprosta, tradicionalmente usado no tratamento do glaucoma, e que exige uma receita médica.

São muitos os produtos de crescimento de pestanas, que as ajudam a engrossar, e geralmente, são seguros. Mas se tentar usar certos produtos sem prescrição, e está a pensar em pedir uma receita ao seu médico, certifique-se de conhecer os potenciais riscos:

  1. Vermelhidão nos olhos
  2. Crescimento indesejado de pelo em áreas onde o produto toque repetidamente.
  3. Escurecimento das pálpebras
  4. Redução da pressão ocular, o que pode mascarar um glaucoma
  5. Aumenta a pigmentação da íris permanentemente, e como tal, pode transformar irreversivelmente uns olhos claros para um tom mais escuro, especialmente se as suas íris são de cor avelã ou verdes.

A maioria dos sintomas desaparecerão lentamente e as suas pestanas voltarão à aparência anterior algumas semanas após parar de usar estes produtos

Programe uma consulta com seu oftalmologista para aconselhamento profissional sobre o uso de soros de crescimento. Talvez se surpreenda com o que seu médico tem para lhe dizer!

Espero que tenham gostado, e partilhem! O vosso apoio e partilhas são para mim o “motor” que me faz continuar com estas pequenas explicações, sobre este vasto mundo da beleza!

Até à próxima!

No Comments

Leave a Comment