Porquê tu Celulite?…

Como mulheres, a celulite é algo que tememos e que queremos abolir… O infame aspecto “casca de laranja”, tão temido na altura do Verão quando queremos colocar aquele biquini fantástico…

Porquê?… Porque temos nós celulite?…

Nesta novela, temos vários actores que tanto são heróis como vilões, de acordo com as circunstâncias…

Um deles, uma pequena célula de seu nome adipócito, é o responsável pelo armazenamento de energia sob a forma de gordura localizada na hipoderme (camada mais  profunda da pele).

Outro, o estrogéneo, uma hormona que entre outras coisas, é o responsável por dirigir parte da gordura para as ancas, cintura e coxas, (como reserva de gordura para uma possível gravidez).

Temos ainda, umas fibras finas e perpendiculares à pele, que mantém os vários tipos de adipócitos separados e organizados, e que se ligam ao tecido muscular mais profundo, puxando a pele para baixo – esta pressão origina o aspecto de “casca de laranja” (característico da celulite).

Como?…

Quando existe um excesso de acumulação de gordura, o tecido expande-se em direção à pele, comprime as veias e sistema linfático, e provoca edema (inchaço) – tudo “entope”.

O sistema linfático naquela zona deixa de funcionar bem. Sem haver uma boa irrigação celular, as toxinas e os resíduos do processo de metabolismo acumulam-se, e o nosso organismo perde a capacidade de os eliminar.

Ora, as alterações hormonais associadas às alterações na micro-circulação do sistema linfático, criam um “lobby” que ajuda à formação da tão malfadada celulite.

E perguntam vocês: só as gordinhas têm celulite?…

NÃO! Muitas mulheres com o peso normal, ou abaixo do normal, podem ter um desequilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular, mesmo apresentando um peso dito normal para a sua estatura ou até mesmo abaixo.

Nesta novela cujo vilão é a celulite, não perca as cenas dos próximos episódios com dicas de como a combater e evitar!

1 Comment

Leave a Comment